Nosso trabalho vai além de construir trilhas. Geramos transformação positiva, protegemos o patrimônio ambiental, fomentamos o esporte e criamos oportunidades de inclusão para toda a comunidade.
Ao longo dos anos, com a participação de diversos parceiros, contribuímos para conquistas fundamentais que hoje representam grandes legados para a comunidade de Nova Lima e região. Entre essas conquistas, destaca-se nossa atuação na articulação e proposição da iniciativa que resultou no Decreto Municipal nº 6.773, de 2016, que determina o tombamento de mais de 380 km de trilhas e caminhos históricos em Nova Lima, garantindo sua proteção legal para as futuras gerações.
Também participamos e articulamos da criação de outros importantes marcos legais voltados à preservação ambiental e ao ecoturismo :
Decreto Estadual nº 44.785, do Governo de Minas Gerais, que tomba e protege a Serra da Calçada por meio do IEPHA–MG, reconhecendo seu valor histórico, cultural e ambiental.
Decreto Municipal nº 5.320/2013, que cria o Monumento Natural (MONA) Serra da Calçada, abrangendo áreas de Nova Lima e Brumadinho, reforçando a proteção de um dos territórios naturais mais simbólicos da região.
Lei Ordinária nº 2.573/2019 — “Lei da Bicicleta de Nova Lima”, que estabelece diretrizes de mobilidade, segurança e acessibilidade, fortalecendo políticas públicas voltadas ao ciclismo e à convivência sustentável no trânsito.
Decreto Municipal nº 16.077, que cria o MONA Trilha das Perdidas, simbolizando mais um grande avanço na preservação ambiental e no ecoturismo responsável, resultado de anos de diálogo, estudos técnicos e engajamento comunitário.
Cada uma dessas conquistas representa o resultado de um trabalho coletivo, contínuo e responsável, reafirmando nosso papel ativo na preservação do patrimônio natural, no incentivo ao ecoturismo e na promoção da segurança dos ciclistas e do desenvolvimento da mobilidade urbana sustentável.

Planejamos a recuperação ambiental a partir do levantamento de espécies nativas e da atuação sobre os principais agentes de degradação, tornando o esporte na natureza uma prática verdadeiramente sustentável.
Um exemplo de nosso impacto é o projeto na Serra da Calçada, realizado em parceria com a VALE, MTB BH e UFMG. Com técnicas de bioengenharia, interrompemos significativos processos erosivos e reabilitamos a área, viabilizando o acesso seguro e consciente dos usuários às trilhas.
A construção de uma trilha de alta qualidade gera impacto direto na economia e no legado da região. Nossos projetos atraem atletas e competições de renome para o cenário do MTB em Nova Lima, como a Copa Internacional Michelin de MTB e o Sertões Bike.
Além disso, fomentamos o turismo local ao envolver ativamente a comunidade. Em cada nova entrega, promovemos cafés da manhã com produtores locais, fortalecendo a economia regional e criando um ciclo virtuoso que une o esporte ao desenvolvimento social.


Numa proposta inédita de ecoturismo inclusivo, o “Trilhas para Todos” foi criado para ampliar o acesso de pessoas com deficiência às belezas naturais da nossa região. A iniciativa é fruto da parceria com o Mountain Bike BH e o espaço C.A.S.A., com o apoio fundamental da Vale.
Por meio de equipamentos adaptados, como as cadeiras “Julietti”, hand bikes e triciclos, e com o suporte de guias especializados, criamos oportunidades para que todos possam desfrutar das trilhas e aventuras ao ar livre de forma plena e segura.
Nossa contrapartida social se materializa em ações concretas. A pista de bike infantil (pump track) foi construída pelo Projeto Trilhas em parceria com o Mountain Bike BH para o Espaço Transformar, com o objetivo de incentivar e inserir ainda mais o esporte na comunidade.
Além da estrutura, oferecemos aulas mensais de iniciação ao mountain bike para os alunos da instituição. Acreditamos que essa é uma forma de capacitação que amplia as possibilidades de trabalho e geração de renda por meio do esporte no futuro.


O “Dig Day” é nossa iniciativa voluntária de manutenção de trilhas, realizada com a participação ativa da comunidade. Estes encontros são momentos valiosos onde compartilhamos nosso conhecimento técnico, aproximamos as pessoas do processo de cuidado e fortalecemos o sentimento de pertencimento ao território.
Essa conexão reforça diretamente o nosso lema fundamental:
“Só preserva quem conhece.”.
Acreditamos que a segurança e a padronização são a base para o desenvolvimento sustentável do esporte. Por isso, disponibilizamos o Guia de Sinalização, elaborado em conjunto com a Aliança Bike, Rede Brasileira de Trilhas e o ICMBio.
Este documento é a referência nacional para gestores e construtores, oferecendo diretrizes técnicas para a implementação de sinalização eficiente em rotas de cicloturismo e trilhas de mountain bike. Acesse o conteúdo completo e eleve o padrão do seu projeto.

Atuamos em parceria com empresas, condomínios e órgãos públicos para planejar e construir espaços que valorizam o território, o esporte e a comunidade.
Preencha seus dados abaixo para liberar o download imediato do arquivo PDF.

Iniciativa que proporciona experiências seguras, inclusivas e transformadoras, permitindo que pessoas com deficiência também possam vivenciar as belezas naturais e participar das atividades de turismo e esporte de natureza.